Este é o meu
pensamento sempre.
Até quando o
Gabriel vai aguentar?
Até quando o
Gabriel não vai desistir de estudar.
A cada ano que
passa, a dificuldade aumenta.
Antigamente, eu explicava
por desenhos e por associação.
Por exemplo:
Eu: Gabriel,
Pedro estava andando a sua Caravela.
Gabriel: Cara o que?
Eu: Caravela, é igual
a um barco, só que possuem velas.
Gabriel: Velas?
Aquela que a vovó acende?
Eu: Não Gabriel,
velas no navio é o tecido.
Gabriel: Então,
porque não diz tecido?
Eu: Eu não sei.
Gabriel: Como as
pessoas complicam, né mamãe?
E assim, ia
explicando para o Gabriel, desenhando o barco, a vela, explicando que o navio
funcionava com o vento, etc e etc.
Só que hoje no 8º
ano não consigo mais explicar historia desta maneira.
Hoje as matérias
são complexas, tem que entender sobre o iluminismo, as guerras, os inventos, as
atualidades.
Ele precisa ter o
conhecimento, a interpretação e principalmente ter o processo textual.
Falar sobre o
assunto, montar um texto, interpretar a questão.
E isso em todas
as matérias: geografia, português, matemática, ciências, física, química
.........
E percebo que a
cada dia ele entende menos.
E absorve menos.
Neste primeiro trimestre
de 11 matérias,
o Gabriel ficou de
9 recuperações.
Destas 9,
recuperamos 7.
Mas, o quanto ele
entendeu?
Acredito que
muito pouco.
E isso é
desanimador.
Conversei com a
coordenadora e eles ficaram de pensar em outro método de avaliação.
Do jeito que
esta, uma hora o Gabriel vai cansar.
Porque é muito
chato estudar algo que você não entende.
Não faço ideia
como deveria ser avaliação.
Ainda não
descobri no Dr. Google um método para avaliar.
Se alguém encontrar algo, me avise.
Nenhum comentário:
Postar um comentário