terça-feira, 28 de agosto de 2018

O Bilhete

Eu cheguei em casa e encontrei o bilhete do Gabriel:

“Já fui indo para o fórum”

Quando olhei o papel,
A minha vontade foi de chorar.
A minha vontade foi de desabar.
E o “já fui indo” foi de amargar.

Bateu a tristeza,
O Gabriel esta no segundo ano do ensino médio.
E escrever uma frase desta maneira foi de desanimar.

Li uma vez.
Li a segunda.
Mostrei o bilhete para Nana,
E ela disse:

Eu quem ensinei o Gabriel escrever bilhetes.
Porque nas férias ele saia de casa e nem avisava para onde ia e ficava preocupada.

Nath: Você precisa avisar quando for sair de casa. Se não eu fico preocupada com você.
Gabriel: Mas, você quer que eu te acorde?
Nath: Não, escreve um bilhete. Assim eu sei para onde você foi.

Demorou, mãe, mas ele aprendeu. 😃
Você tem que ficar feliz que ele aprendeu.

Olhei para o papel de novo.
E pensei.....

Realmente, ele aprendeu a avisar.
E melhor ainda, ele não comeu nenhuma letra ou sílaba e, principalmente não trocou as letras. Exemplo:
“Já fui into pa o fórum” ou
“fu pa tórum”

Quem tem alteração do processamento auditivo, escreve como escuta.
Mesmo com treinamento, as vezes, eles derrapam.
E cometem erros na escrita.

Então, antes da gente corrigir alguém, é muito importante ter a sensibilidade de não rir do colega.
E de agradecer a Deus por sermos saudáveis.

Vocês não imaginam o quanto é difcil escutar e não compreender.
Vocês não imaginam o quanto é díficl tentar e ser ridicuralizado
Você não imaginam o quanto é dificil encaixar no padrão da sociedade.

Parabéns Gabriel
Que venham muito mais bilhetes
Corretos ou errados
Não importa.
O que importa é que sempre estaremos ao seu lado.


3 comentários:

  1. Olá, Cristiane!
    Alguns amigos e eu temos um trabalho da escola sobre diversidade e gostaríamos de abordar o autismo como um dos tópicos. Como recomendação de um parente, resolvemos visitar seu blog.
    Nos interessamos muito pelo seu conteúdo e pela trajetória sua e do Gabriel e gostaríamos de pedir sua permissão para relatarmos parte da história dele e alguns ensinamentos seus.
    Se nos permitir fazê-lo, nos comprometemos a dar os devidos créditos.
    Atenciosamente,
    Lia.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lia. Tudo bem? Sim. Pode divulgar sim. Mas, o Gabriel não é diagnosticado autista. E sim, ele tem DPAC moderado para alto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi, me desculpe a ignorância. Muito agradecida!

      Excluir