sexta-feira, 26 de abril de 2013

Dicas para ajudar uma criança com DPAC

Dicas de como pais e professores podem ajudar uma criança com alteração do processamento auditivo (DPAC)

- Antes de começar a falar, chame, olhe, ou toque a criança. Garanta que ela esta olhando para você;
- Fale mais alto, sem gritar, olhando para criança de frente;
- Fale pausado, mais articulado;
- Repita a ordem várias vezes, garanta que a criança entendeu, pedindo que ela repita o que deve ser feito;
- Use frases mais curtas;
- Adicione palavras diferente às da criança, ampliando o vocabulário dela;
- No início diminua os barulhos da casa (desligar rádio, TV) ou da sala de aula (pedir silêncio, fechar a janela quando possível), enquanto se fala com a criança;
- Criar situações de comunicação com o seu filho pelo menos 30 minutos por dia;
- Contar histórias, cantar músicas, perguntar sobre a atividades do dia.






86 comentários:

  1. Meu filho Gabriel hoje tem 12 anos e há três foi diagnosticado com TDAH. O tratamento com terapia e medicamento não foram efetivos. Quando menor aprendeu a falar normalmente, mas o rendimento escolar sempre foi baixo e piorou com a carga maior do Ensino Fundamental II. Foi diagnosticado agora com DPAC. Está fazendo terapia com fonoaudiologia.
    Há técnicas de estudo para facilitar a aprendizagem de crianças com DPAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha filha resolveu o problema com 1 ano de kumon. Está muito bem na escola.

      Excluir
    2. Olá. Meu whatsapp (91) 99111-5347. Meu filho tem DPAC queria saber mais do kunon

      Excluir
  2. Meu filho Gabriel hoje tem 12 anos e há três foi diagnosticado com TDAH. O tratamento com terapia e medicamento não foram efetivos. Quando menor aprendeu a falar normalmente, mas o rendimento escolar sempre foi baixo e piorou com a carga maior do Ensino Fundamental II. Foi diagnosticado agora com DPAC. Está fazendo terapia com fonoaudiologia.
    Há técnicas de estudo para facilitar a aprendizagem de crianças com DPAC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wellington.

      A fono é q melhor terapia para crianças com DPAC. E, não sei qual é a melhor técnica de estudo, porque cada criança tem sempre uma outra dificuldade associada ao DPAC.

      O meu Gabriel utiliza o mapa mental para estudar, ajuda bastante porque acaba sendo bem visual.

      Se você descobrir, não deixe de compartilhar, pois acredito que muitos pais tem esta grande dificuldade.

      Abraços

      Excluir
    2. Olá Cristiane!

      Obrigado pela dica do mapa visual. Quando estudo com o Gabriel, fazemos resumos, mapas, tabelas e faço a leitura com voz pausada com ênfase nos pontos importantes. Sugiro a leitura do livro "Dificuldades de Aprender de A a Z de Corinne Smith e Lisa Strick". Este livro dá algumas dicas úteis, mas é muito direcionado ao sistema público de educação americano.

      Um abraço,

      Excluir
    3. correção "Obrigado pela dica do mapa 'mental'".

      Excluir
    4. Desculpe a ignorância, mas meu filho foi diagnosticado com D-PAC agora é estou buscando informações tbm... O que seria esse mapa mental?

      Excluir
  3. Olá! Sou Cristiane tb é tenho um Gabriel com DPAC tb.
    Ele foi diagnosticado com TDAH e DPAC e um índice muito elevado de ansiedade.
    Estou sem chão e sem rumo.
    Estou começando a estudar sobre os assuntos e como melhor ajudá-lo.
    Vou acompanhar aqui, pegar algumas dicas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristiane,
    O meu Gabriel também tem um diagnóstico de ansiedade. É uma luta diária com as tarefas de casa.Ele está no oitavo ano, as notas são baixas, mas nunca foi reprovado. Entretanto, neste ano as notas estão muito baixas e está difícil motivá-lo a estudar.
    São necessárias muitas horas de estudo para ele assimilar um conteúdo pequeno.
    A ansiedade acaba atrapalhando na hora da prova e ele erra até aquilo que sabe.
    O médico passou Ritalina para o TDAH e Sertralina para a ansiedade. A questão do DPAC é acompanhada pela fono.
    Que Deus nos abençoe, fortaleça, dê paciência e fé!

    ResponderExcluir
  5. Não se desesperem!
    DPAC e TDAH não são doenças! Não afetam o cognitivo! São apenas transtornos funcionais! Atendo vários alunos com estes transtornos, muitos deles com altas habilidades em algumas áreas.

    Algumas sugestões práticas: gravar o texto dos conteúdos abordados e escutar no tempo morto ( situacoes de tempo morto: caminho do trabalho / escola, hora do banho, quando lavamos uma louca, arrumamos um quarto, aguardamos nossa vez numa fila qualquer). Faço gravações em um mp3 ou mesmo no celular. O próprio alumínios gravar! Ajuda muuuuito!
    Outro suporte: revisão dos conteúdos em forma de vídeo. You tive pessoal! Internet! A imagem facilita e nos ajuda a recordar do assunto.
    Dica 3: estudar com fones de ouvido para não perceber os estímulos externos.
    Geralmente qualquer barulho dispersa um TDA OU DPAC.
    Dica 4: ouvir muuuuitas vezes a mesma gravação. A repetição também auxilia na assimilação do conteúdo.
    Escrever o que se ouve na gravação também é um recurso que nos auxilia muito.
    Dica 5: para erros ortográficos aquelas revistinhas chamadas de COQUETEL . Tem na internet também! Pode- se jogar on-line.
    Software educativo para crianças que desenvolve várias habilidades auditivas:
    http://www.ctsinformatica.com.br/pedro-na-casa-mal-assombrada-desenvolvendo-as-habilidade-auditivas.

    Além do acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, outra opção para auxiliar a criança com DPAC é o uso do Sistema de Frequência Modulada (FM) na escola, pois este equipamento também pode ser utilizado em indivíduos sem perda auditiva periférica.
    Na escola sentar- se na frente, nas primeiras fileiras, próximo do professor. Evitar posicionar a criança próximo de portas e janelas, procurar falar de forma clara e pausada, de frente para a criança, evitar falar em momentos de muito barulho e sempre que possível fornecer as instruções e atividades próximo a ela. O controle acústico do ambiente onde a criança está exposta deve ser o mais silencioso e menos reverberante possível, objetivando a compreensão da informação com o mínimo de barulho.



    Alguns jogos que podemos baixar no celular. São excelentes para DPAC e TDA.
    NeuroNation
    Jogos de memória
    Abelhas estressadas

    http://www.adap.org.br/site/index.php/artigos/161-conheca-o-dpac-disturbio-do-processamento-auditivo-central

    Se seu filho é lento para realizar cópias do quadro sugiro fazer o registro com fotos ( use o celular). Claro, quando não der tempo de copiar tudo ou nos momentos em que o professor estiver explicando algo no quadro. Melhor prestar atenção na fala do professor e depois tirar uma foto.
    Aulas expositivas podem ser gravadas com o uso de um Cel ( com autorização do professor ), principalmente de conteúdos novos.

    Solicitar à escola os conteúdos que serão ministrados com antecedência e buscar o estudo desta matéria, se possível antes do momento da introdução deste novo conteúdo. Leia os textos e faça um estudo do vocabulário, pois quando o tema for estudado em sala o aluno irá compreender melhor e sua participação será maior. Eleva a auto estima!
    A escola pode adequar as avaliações destas crianças com apoio de um ledor, entregando com antecedência ao aluno o texto que irá cair na prova, questões objetivas, prova oral, trabalhos expositivos.

    Espero que gostem destas sugestões.
    Para concluir , todos nós devemos praticar um esporte! Algo que gostamos! Auxilia no desenvolvimento da aprendizagem e no combate à ansiedade!

    Utilizo estas técnicas para estudar e com os alunos que atendo.
    Cristiane Mendes Fernandes
    Psicopedagoga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane ,muito obrigada por essas orientações e dicas tão preciosas e tranquilizadoras.Minha filha filha tem 11 anos e tem DPAC . Tem sido muito difícil lidar comas dificuldades de aprendizagem ,principalmente interpretação de texto ,além disso é extremamente ansiosa e insegura. Faz acompanhamento com fono e psicóloga, A terapia de cabine com a fono ajudou muito a melhorar a leitura . Estou sempre procurando na internet atividades de escrita e interpretação que possam ajuda la , mas não encontro ,poderia por favor dar mais alguma sugestão ? Ainda não consegui uma psicopedagoga.. Agradeço muito

      Excluir
    2. Achei muito útil, minha filha tem 9 anos. Aos 7, no colégio disseram que ela tinha TDAH.Mas,eu sabia que não era isso. Continuei por 1 ano até encontrar um centro de terapia super capacitado e com a ajuda de uma psicopedagoga descobrimos o DPAC.Hoje ela faz terapias,ainda é tudo muito lento, mas, teremos vitória, com fé em Deus, ela também é super ansiosa.

      Excluir
  6. Desculpem pelos erros na digitação! Depois que publiquei percebi vários erros no meu texto. 😞

    ResponderExcluir
  7. meu filho tem nove anos, diagnosticado precocemente com dislexia aos 7, hoje foi descartada, mas deu DPAC moderado. Ele é super inteligente na área de internet, ciências, mas ainda não consegue ler textos. O pai tem TDAH combinado, mas hoje é professor universitário, Segundo DAM de judô e pastor de uma igreja de 300 membros. Na adolescência, por causa da baixa auto-estima, foi usuário de drogas, mas Deus usou o esporte pra mudar sua percepção de vida. Hoje confio no Senhor que meu filho Abner vencerá essa etapa da vida; afinal temos um exemplo de resiliência e determinação que é o próprio pai. Confiem em Deus, nossos filhos são normais e cheios de habilidades, tenhamos paciência; todos os dias terremos frutos novos a colher. Boa tarde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, seu esposo é um exemplo de resiliência e com Abner não será diferente. Estou com atendimento psicopedagógico e o aprendente tem DPAC e creio que desenvolvendo estratégias eficazes conseguiremos êxito. Bjs. Andréa

      Excluir
    2. Nossa que bençao
      Pode me add no watz 12981866516

      Excluir
    3. gloria a Deus meu filho tbm e depac tem 12 anos me adiciona no zap tbm 61-98514-3632

      Excluir
  8. meu filho tem nove anos, diagnosticado precocemente com dislexia aos 7, hoje foi descartada, mas deu DPAC moderado. Ele é super inteligente na área de internet, ciências, mas ainda não consegue ler textos. O pai tem TDAH combinado, mas hoje é professor universitário, Segundo DAM de judô e pastor de uma igreja de 300 membros. Na adolescência, por causa da baixa auto-estima, foi usuário de drogas, mas Deus usou o esporte pra mudar sua percepção de vida. Hoje confio no Senhor que meu filho Abner vencerá essa etapa da vida; afinal temos um exemplo de resiliência e determinação que é o próprio pai. Confiem em Deus, nossos filhos são normais e cheios de habilidades, tenhamos paciência; todos os dias terremos frutos novos a colher. Boa tarde!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cristiane!
    Voce nem imagina o quanto foi importante para nós um canal como o seu para nos orientar!
    Tenho 1 filho de 8 anos que teve diagnóstico de DPAC desde os 6, onde fazia acompanhamento com fonoaudióloga.
    Infelizmente, mediante essa crise, perdemos o convênio médico e ele já está há 4 meses sem fazer esse acompanhamento. Estou buscando no sistema público municipal, e acredito que em breve já recomecemos.
    Porém, tudo isso tem me afligido muito, pois me sinto perdida. Em recente consulta com fono (pública) ela me pediu uma avaliação neurológica sobre TDAH.
    Ele é muito desatento, mas é muito esperto e assimila muito bem as coisas.
    Suas dificuldades são em português (R/L e algumas outras trocas e leitura), mas tem boa compreensão de textos.
    Outra coisa que ele precisa é usar aparelho ortodôntico, pois é prognata (queixo pra frente).
    Por favor, gostaria de ouvir suas considerações a respeito e, também, sobre os direitos (legislação) do aluno portador de DPAC na escola, principalmente no que diz respeito às avaliações escolares.
    Desde já e imensamente grata!
    Nadja

    ResponderExcluir
  10. Olá, Cristiane!
    Voce nem imagina o quanto foi importante para nós um canal como o seu para nos orientar!
    Tenho 1 filho de 8 anos que teve diagnóstico de DPAC desde os 6, onde fazia acompanhamento com fonoaudióloga.
    Infelizmente, mediante essa crise, perdemos o convênio médico e ele já está há 4 meses sem fazer esse acompanhamento. Estou buscando no sistema público municipal, e acredito que em breve já recomecemos.
    Porém, tudo isso tem me afligido muito, pois me sinto perdida. Em recente consulta com fono (pública) ela me pediu uma avaliação neurológica sobre TDAH.
    Ele é muito desatento, mas é muito esperto e assimila muito bem as coisas.
    Suas dificuldades são em português (R/L e algumas outras trocas e leitura), mas tem boa compreensão de textos.
    Outra coisa que ele precisa é usar aparelho ortodôntico, pois é prognata (queixo pra frente).
    Por favor, gostaria de ouvir suas considerações a respeito e, também, sobre os direitos (legislação) do aluno portador de DPAC na escola, principalmente no que diz respeito às avaliações escolares.
    Desde já e imensamente grata!
    Nadja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nadja. É complicado quando ficamos sem plano de saude e dependemos do governo. Mas, algumas pessoas conseguem atendimento nos postos de saúde e outros em faculdade. O Gabriel fez por um tempo terapia psicólogica em uma faculdade. Não era uma brastemp, mas ajudou bastante. A legislação não considera crianças com dpac como inclusiva, então não temos nenhum amparo pela justiça, apenas uma boa vontade da escola em ajudar a criança. Sei de algumas pessoas que foram na justiça, com base da lei de crianca e adolescente e conseguiram ajuda. Mas, não sei como funciona.
      Crianças com Dpac na maioria das vezes tem outras dificuldades associadas como del, tdah e etc.
      O importante é descobrir todas as suas dificuldades, assim o medico pode dar um melhor caminho.
      Abraços

      Excluir
    2. Pois, então...
      Fico incomodada, pois tudo o que posso tenho feito: fono, psicopedagoga e neuro (já fez 1 avaliação!).
      Acontece que acredito que o que está me incomodando é que isso tem se tornado uma frequência, onde inclusive com uma certa "fama" dessa escola em pedir excessivamente avaliações de DPAC e TDAH em seus alunos.

      Excluir
  11. Olá! Sou mãe de uma criança portadora de DPAC e gostaria de orientação sobre o uso/aproveitamento da ferramenta "mapa mental" nesse caso, pois ainda desconheço.
    Um leigo (eu) pode praticar isso ou somente um profissional (qual?)?
    Desde já, imensamente grata!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde!
    É fácil fazer um mapa mental.
    Veja este site
    http://www.maisaprendizagem.com.br/como-fazer-mapas-mentais/

    ResponderExcluir
  13. Excelente apoio.
    Atendo no momento uma criança diagnosticada com Depac e foi-me muito útil suas sugestões.
    Parabéns pela abordagem com clareza e competencia.
    Graça Santos
    Psicopedagoga

    ResponderExcluir
  14. GENTE! ACHO Q O PROBLEMA DOS NOSSOS FILHOS COM DPAC ESTA NO NOME CRISTIANE! KKKK.. BRINCADEIRAS A PARTE, MINHA FILHA TEVE ESSE DIAGNOSTICO AGORA, ACABANDO DE COMPLETAR 15 ANOS, NUM MOMENTO EM Q EU ACHAVA QUE ESTE TIPO DE DESCOBERTA NAO ACONTECERIA MAIS... SEMPRE ACHEI QUE TUDO COMECARIA APENAS NO INICIO DA ALFABETIZAÇAO.. AINDA ESTAMOS NOS ACOSTUMANDO COM A IDEIA E NOS ADAPTANDO, CRIANDO ESTRATEGIAS DE ESTUDO.. MINHA DUVIDA EH SE UM PSICOLOGO TAMBEM PODERIA FAZER ESTE TREINAMENTO COM JOGOS E ATIVIDADES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Cris. Será que é o nome? Vou no cartório mudar agora..... kkkk.... a fono é a melhor opção para ajudar uma criança com dpac. Pois, ela que cria um novo "caminho" para o som.

      Excluir
  15. Olá. meu filho tem 13 anos e aos 9 foi diagnosticado com Dpac e TDA. Estamos enfrentando crises devido a sua idade pois está entrando na adolescência e com isso sia auto estima está muito baixa. nDiz que tem defeito, que não é normal, q por isso não tem colegas pra conversar. è muito difícil pra uma mãe ver seu filho assim, mas creio que Deus vai nos ajudar a superar esses momentos...
    Ceus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual o tratamento que ele está fazendo? Há várias maneiras de ajudar uma crianca com esses transtornos.

      Excluir
  16. Cristiane deve ser problema do nome mesmo rsrs fogo viu ! O meu filho acabou de ser diagnosticado DPAC com 13 anos cursando o 8 ano vamos iniciar o acompanhamento com a fono e em relação a escola que tenho dúvidas de como proceder alguém tem alguma dica !? Pq em relação a posicionamento em sala foi aplicada porém sobre avaliação nada foi feito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris. O ideal é que a fono dê a melhor orientação para escola. Porque cada criança apresenta uma dificuldade diferente.

      Excluir
    2. Bom dia. Vcs teriam um grupo para me incluir?! 31 98772-1704

      Excluir
  17. Olá, Cristiane!
    Tenho um filho maravilhoso de 8 anos que é portador de DPAC (diagnosticado e em tratamento há mais de 1 ano) e que vem conseguindo boas notas na escola, tendo média de 7,5 como menor nota e muitas 9,0 e 10,0.
    Acontece que venho "sofrendo" uma enorme pressão da escola onde ele estuda - desde que diagnosticado - que, além de me pressionar para contratar aula particular com psicopedagoga (o que tem sido ótimo para ele, pois suas notas que já eram muito boas ainda melhoraram!), essa escola "renomada" vem cobrando de nós um laudo médico (neuropediatra) sobre avaliação de déficit de atenção/hiperatividade.
    Me sinto muito mal com essa pressão e, sinceramente, já levei num neuropediatra uma vez e ele me disse que meu filho é normal.
    Só que eles alegam o DPAC para buscar outro parecer médico.
    Me oriente, por favor?
    Eles podem agir dessa forma, me cobrando esse parecer?
    Em que isso mudaria o tratamento dispensado a meu filho na escola, pois até o momento não existe nenhum tratamento diferenciado devido ao DPAC.
    Desde já, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Tudo bem? Sim. Todas as crianças são normais. Apenas algumas tem uma dificuldade que com ajuda melhora o seu dia a dia. Eu acho muito importante a parceria escola x família. Se a escola pede um laudo e você tem condições de fazer, acredito que vale a pena tirar a dúvida. Agora se você não tem condições ou não acha necessário, o ideal é conversar com a escola o seu ponto de vista e tentar encontrar uma melhor opção para a crianca.

      Excluir
  18. Olá. Tenho uma menina com 7 anos com diagnostico de DPAC desde os 6. Tivemos muitos problemas desde muito pequena varias infecções de ouvido e atraso de fala corrigido com fonoterapia aos 3 anos e meio. Ela é uma criança que se irrita facilmente e embora tenha o apoio da escola e faça fonoterapia ainda percebo muitas dificuldades principalmente ao se relacionar e brincar com outras crianças. Os planos de saude não cobrem o tratamento em cabine e gostaria de saber o quanto ele poderá acelerar o processo de melhora. Em casa sempre entro com exercicios que possam ajudá-la um deles é colocar fone de ouvido com musica suave em uma orelha enquanto ela assiste tv ( 20 minutos no maximo). Alguma sugestão a mais que possa ser aplicada em casa?
    Todos os comentários foram muito uteis para mim.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Tenho um menino de dois anos e nove meses, ele ainda não fala, é muito agitado e disperso. Como era sua nwninm nessa idade?

      Excluir
  19. Olá!!tbem tenho um filho Gabriel com14 anos q tem Depac..e passa pelas msma dificuldades q seus filhos.. Iniciou a terapia de cabine mas não tive condições de dar continuidade ao tratamento.. Em questões das notas continuam as msmas, ele tem dificuldades em matemática e inglês mas é bom nas decorativas... Ele começou a fzer judô e está gostando e ajuda a interagir com os outros colegas... Mas meu filho só me dá orgulho pois apesar de suas limitações tem vencido tds os obstáculos e se superando... E o incentivo e amor é o que a gente pode dar de melhor..

    ResponderExcluir
  20. Ele continua fzendo acompanhamento com fono, psicólogo e a coordenação da escola está ciente da depac e ajudam bastante e o apóiam... Eu levei um informativo para eles fcarem por dentro do que é o depac e levei o laudo pra mostrar q realmente ele tem q ter uma atenção melhorada.. Só que ainda dificulta é q tem muita gente na sala aí o barulho é complicado ainda mas se tratando de adolescentes...mas sempre to presente pra ajudá-lo

    ResponderExcluir
  21. E o aula de reforço é fundamental pra ele!!obrigada !!

    ResponderExcluir
  22. Vejo que não sou única aflita.E que como nossa auto estima fica baixa.
    meu filho hoje tem 9 anos super inteligente sabe se expressar tem boa memória pra filmes relatos jogos etc.Aos 7anos dele tive certeza DPAC.Oque me ajudou foi pesquisar porque apesar de ter convênio não cobre terapia em cabine e público so para exames.Hoje ele faz terapia na FMU,faz pouco tempo mais foi muito bem recebido
    e avaliação final do semestre muito bem explicado cognitivo com idade de 5/6anos ele com 9.Eu me desesperei quanto Neuro receitou Ritalina e Fono,depois de algumas sessões sem sucesso me disse que não poderia mais ajudar.Agora o que ajuda muito e elogia e estimular ler muito ,não por pressão mais dar responsabilidade que eles e capas e ficar muito em parceria com a professora.Eu quero ver meu filho lendo escrevendo .Agora estou cursando pedagogia.Por amor.Como se nao bastasse pegou professora no primeiro ano serios problemas de saude ,segundo ano outra com problemas com filho,e faltou vontade da parte dela era psicopedagoga tambem ,mais excluir meu filho das atividades da sala ,dizia que era complexo para ele ,chorei quando ele me disse mae a professora nao me da nada
    ela so manda eu fazer alfabeto perto da hora de vim embora.Ele siente do que edtava acontecendo me disse"as professoras dizem que quer ajudar mais e tudo mentira!Você não vai ser assim ne mãe? chorei!Mais tenho que ser forte.Não tive nem tenho orientação uso que estou aprendendo e pesquiso muito e incentivo.2018 pedi a reprovação dele,conversei com ele disse q era para bem dele,mesmo com medo foi uma tentativa.Fiz bem está com professora excelente.Mais falando como futura professora cada criança tem seu tempo suas limitações e seu desenvolvimento eles vão se descobrir e um processo o importante é nunca fazer comparações e elogie sempre e se ver que estão errando diga que eles são capazes de fazer melhor.Leia livro extraordinário com eles assistam filme também / como toda estrela no céu toda criança teve brilhar é lindo"assistam coerdas.Eles vão ver que são capaz.Boa sorte para nos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o seu depoimento, Angela!
      Não é fácil, mas todos os nossos esforços valem a pena!
      São os nossos amores e fazemos tudo por eles, para vê-los felizes e seguros, certo?!
      O neuro do meu filho não receitou Ritalina para ele, mas gostaria de saber sobre como você avalia os efeitos dela para ele? Está valendo a pena? Prós e contras?
      Bjs, felicidades e sucesso nessa sua missão!

      Excluir
  23. Olá pessoal, meu filho foi diagnosticado com DPAC há dois anos, agora ele está com baixo rendimento na escola, fazendo aulas particulares para ajuda-lo e acompanhamento com a fono. A escola está pedindo uma avaliação do Neuropediatra para ver se ele está com deficit de atenção(acho que isso virou moda agora), vamos fazer e fazer uma acompanhamento psicológico também. Amei esse site, existe algum grupo de contatos para trocarmos ideias e sugestões??

    ResponderExcluir
  24. Olá, Cristiana! Eu passo EXATAMENTE por tudo isso tb! Concordo com vc que parece que essas atitudes das escolas estão virando moda! Inclusive, chego até a avaliar a diferença entre as propostas, intenções e disposições das escolas atuais. Parece que não querem mais se envolver tanto como antes... Talvez pq seja mais fácil assim...

    ResponderExcluir
  25. Olá gostaria q me tirassem uma dúvida.
    Como foi q perceberam q seus filhos tinham dpac?
    Meu filho sempre pareceu "normal" até eu notar q ele tem dificuldade em entender piadas e sarcasmo...ou entender certas brincadeiras. ..tem dificuldade na escola e quase não tem amigos dizem q ele é estranho...e pergunta mto oq?...hum? Como assim ...tem dificuldade em entender uma explicação...será q ele tem dpac?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que você comentou ,era o que minha filha apresentava quando resolvi leva la a um neurologista por conta própria ,porque nunca tive nenhum problema na escola.Achava que era distração dela ,porque perguntava e pedia pra repetir varias vezes a explicação ou o que era pra fazer, parecia que ouvia só o que ela queria,apresentava uma desorganização na elaboração de suas respostas tanto orais como escritas,não conseguia memorizar nomes de pessoas , número de um telefone, não entendia o que lia e sua leitura não era fluente ,era silábica ,então , não entendia o que acabava de ler ,regras de jogos e brincadeiras ,entre tantas outras coisas. A terapia de cabine ajudou muito na leitura,tinha que explicar varias vezes a mesma coisa e de maneiras diferentes para que ela pudesse entender,depois de dois ou três dias ela já não lembrava mais ,então explicava novamente. Algumas coisas já melhoraram ,mas estamos sempre ajudando em tudo que podemos ,não só eu ,mas toda a família ,com amor e muita paciência ,incentivando e elogiando sempre.

      Excluir
  26. Ola, minha filha tem 14 anos e foi diagnosticada com DPAC ha uns 4 anos, mas na escola ela não tem nenhum amigo, ela não tem amigos. Fica sozinha na hora do recreio e não faz educação física nem participa das atividades em grupo. Será que o DPAC é que prejudixa rlabtanto assim? Estou muito preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa o meu tbm passa pelo mesmo problema não tem amigos...dói ver ele assim...Agora não está conseguindo se dar bem nem com os primos...ele teve alta da psicóloga que achou que ele precisa mesmo era de aula de reforço mas não sei acho ele muito tristonho..

      Excluir
  27. Olá tenho filhos gêmeos e os 2 foram diagnosticado com dpac .Porem descobri primeiro de um pq houve reprovação e na mudança de escola o orientador da escola que tb é dpac me orientou a fazer o teste ,enfim não desconfiava de um dos gêmeos pq ele sempre foi muito maduro porem o rendimento na escola sempre na media e no final acabava passando de ano ...Mas depois que estava acompanhando com o que gemeo reprovou percebi que o outro tb poderia ter o Dpac e decidi fazer o teste .Pra minha surpresa ele tb foi diagnósticado e no teste foi muito maior o grau de difículdade que o que havia reprovado. .Enfim a luta começou em dose dupla e depois das terapias com a fono e um tratamento com a coachkids percebi a melhora de tal forma que eles começaram a gabaritar provas .coisas da qual nunca havia acontecido antes ...Mas confesso que o trabalhar da auto estima ajudou muito no processo ..Ainda na luta e estou aqui pra somar e ser ajudada com vcs. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscila! Que ótimo depoimento! Por favor, compartilhe conosco sobre quais as terapias utilizadas? Bjs e muito obrigada!

      Excluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia mãezinhas!
    Tudo bem?
    Tenho um menino de dois anos e nove meses, que ainda não fala, frequenta fono e psicopedagoga há sete meses.Sou de Brasília, conheci uma fono renomada em Barreiras, fui ate lá com Ethan e ela o diagnosticou com TPAC, porém, muita gente de fora (familiares principalmente) falam em autismo. Voced passaram por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiane. Com 2 anos e meio é muito cedo para o diagnostico do TPAC. Porque nesta idade eles estão em informação. Sugiro que você procure uma neurologista para um melhor diagnostico e orientação.

      Excluir
  30. Olá meu filho tem 8 anos e foi diagnosticado com DPCA. Estou perdida sem chão, ele vai fazer acompanhamento com a fono e com psicopedagoga. Estou com muito medo, meu filho tem apenas 8 anos e já sofre um grande preconceito tanto na escola quanto na família, onde todos alegam que ele e muito danado e ninguém aguenta ficar perto dele. Eu estou muito confiante que tudo vai dar certo. Esta tudo nas mãos de deus.

    ResponderExcluir
  31. Olá pessoal, que tipo de exame detecta doca?Estou muito preocupada com meu pequeno de 5 anos, se puderem me ajudar, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi. tudo bem? o exame é avaliação do processamento auditivo. Mas, o importante é você procurar um neurologista, ele te ajudará no melhor diagnóstico.

      Excluir
    2. Boa noite você tem algum canal. Descobri que meu Filho tem dpac agora com 13 anos ele já está fazendo tratamento a escola é maravilhosa está tomando todas as providências mais eu ainda não estou sabendo lhe dar com isso e desesperador.

      Excluir
  32. Desculpe digitei errado o certo é Doca.

    ResponderExcluir
  33. Olha meu nome é Letícia tenho um filho de 13 anos que vai fazer estes teste DPCA porque o médico do meu filho acha que ele tem esse transtorno ainda é muito novo pra mim descobri agora e tenho que fazer esses testes pra ter certeza se é isso mesmo que ele tem e não tem na rede pública mais já falei com uma fonoaudióloga que faza em uma faculdade que ela dá aula e mais barato gostaria de saber de vcs se podem está mi orientando poes meu filho ainda não é alfabetizado e já faz 5 anos que ele faz tratamento e agora que eles acho que meu filho tem DPCA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leticia tudo bem? o importante é fechar o diagnóstico do seu filho com um neurologista e junto com ele traçar uma acompanhamento multidisciplinar para ajudar na alfabetização do seu pequeno.

      Excluir
  34. queria saber se e normal criança com dpac demora tanto a ler,a minha filha tem já 11 anos mas nada de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, cada criança tem o seu tempo, o importante é ter o diagnostico correto para ajudar a criança

      Excluir
  35. Boa noite...eu tenho uma filha com DPAC se vcs tiverem um grupo no watssap me adcionem por favor. 12988285614... obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Meu filho tem 16 anos e desde que tinha 4 anos estávamos procurando descobrir o pq da apraxia, passou por varias fonos, por neuropediatra e psicopedagoga, a 15 dias a pediatra pediu para fazer o exame PAC e o resultado foi que ele tem DPAC, foi sugerido fazer a terapia em cabine, continuar com a fono mas agora uma especialista em PAC entre outras recomendações. Na escola é um aluno que esta na media, e sociável tem vários amigos, é escoteiro e sempre participou das atividades. Hoje eu estou cursando uma pós em neuropsicopedagogia, ( sou pedagoga e atua como professora FUND 1) para entender e ajudar da melhor maneira tanto meu filho como alunos que passam por este ou outro diagnostico.

    ResponderExcluir
  37. Já temos o diagnóstico do DPAC, agora passará com a neurologista para verificar se não tem TDAH, e começará a fono, porém está ficando cada vez mais ansioso e mais difícil de lidar! Encontro em vcs um auxílio para compreender melhor e saber como posso ajuda-lo, ele tem 7 anos, começou a falar com 3 com ajuda da fono, só que agora na alfabetização que percebi que havia algo errado, foi eu não foi médico e nem professora, e para minha aflição meu coração não se enganou! Espero mas para frente estar mais calma e poder dar bons depoimentos para ajudar outros Pais!

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal meu filho tem 9 anos foi diagnósticadotado com DPAC a neurologista me disse que ele ouve muito bem, mas quando chega no cérebro ele não processa direito tem dificuldade na escola e em questão de dar recados a professora dele está o ajudando bastante, ele é muito simpático, carinhoso super bem em vídeo games. A neurologista pediu treinamento em cabine acústica só achei particular o mais barato com 10 sessões ficou em 1,400 eu não condições, e agora estou muito preocupada pois não sei o que fazer estou pelo suspensão aguardando uma fono.Peço orientação de você no que posso fazer para ajudar o meu filho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? A fono é a profissional que ajudará o seu filho com o DPAC. A cabine acústica ajuda, mas não é unica opção. O importante é você encontrar uma fono para te orientar. Pois cada caso é um caso.

      Excluir
  39. Minha filha foi diagnosticada com DPAC,tem 11 anos e está cursando o sexto ano.Esta fazendo acompanhamento com a fono.Estou meio perdida,como posso ajudá-la,socorro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, o importante é ter paciência e não deixar a auto estima dela cair, ela vai aprender no ritmo dela. O importante que ela esta com acompanhamento com a fono.

      Excluir
    2. Aqui certamente você ira encontrar resposta com a pessoa certa.
      www.instagram.com/larissalemosfono/

      Excluir
  40. Bom dia a todos, meu nome é Renata Leonel, sou de Brasília/DF, nossa que benção esse espaço onde vejo que não sofro sozinha, meu filho foi diagnosticado com DPAC a dois meses(ele tem 8 anos), mas desde os dois anos noto que o desenvolvimento dele era diferenciado, ele é muito inteligente, teve dificuldades para falar, andar, mas eu sempre incentivando, sempre lendo, ouvi muita música clássica na gravidez, ele ama, ele não gosta de certos barulhos, tudo isso fui percebendo, com três anos levei num neuropediatra e fez todos os exames, tudo normal, o neuro disse para voltar com 7 anos e realmente é a idade que vem a percepção maior, fizemos os exames e Deus coloca sempre pessoas maravilhosas em nossa vida. Aqui em Brasília tem ótimas clínicas para quem tem convênio e tem o hospital da criança que é maravilhoso!!! Ontem fomos numa neuropsicóloga, pois o neuro pediu a avaliação e já começamos os trabalhos, ele tem algumas atitudes de autista e ontem descobri uma nova "Síndrome de Asperger como um dos transtornos do espectro do autismo, ela fará a investigação, meu filho é uma bênção!! Não percebo ser hiperativo, ele é muito curioso, mas geralmente atende bem as ordens dadas, tem os momentos de inquietação como toda criança, mas é bem elogiado na escola, educado, mas já vi outras crianças da mesma idade o excluindo das brincadeiras, mas ele é muito amado, as professoras gostam muito dele e é muito carinhoso, creio que a família bem estruturada dando amor,carinho, compreensão faz toda a diferença. Atividade física e atividades fora da escola ajudam na interação com outras crianças. Este ano sou diretora do clube de aventureiros na igreja e digo: é muito importante essas três colunas: Família, Igreja e Escola, tenho aprendido muito e cada vez mais apaixonada por essa área da educação e pscicologia, quero estudar para ajudar meu filho e outras crianças. Gostei muito dos depoimentos de vocês e gostaria de deixar minha contribuição.

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde mamães,minha filha foi tbm diagnósticada cm TPAC há uma semana, estou ainda marcando neuro, eu mesma q percebi q havia algo errado, na escola média 6,7 .....porém em casa dava uma tarefa ela não prestava atenção, dava uma ordem esquecia a metade, como é filha única eu estava perdida se é coisa da idade.....enviei recados diversos p. Professora q não concordava comigo.... Até q agora no 3 bimestre estudamos muito as matérias, em casa ela resolve tudo muito bem no dia da prova é de chorar, em maio desse ano houve troca de profa estava desde o 1 ano com a mesma ...e essa q entrou chegou como um general, então foi bem confuso p mim tbm .....enfim levei n otorrino citei minhas desconfianças e o mesmo encaminhou p fazer o exame PAC onde confirmou agora marcarei neuro ....e como já é final de ano estou muito em duvida se início o tratamento cm fono, já sugeriu fini d linguagem e fono de cabine p dar um turbo no cérebro disse a fono. Li tbm q é bom musicalização infantil, e como Renata Leonel citou , tbm fazemos parte do clube de Aventureiros, são tarefas maravilhosas desenvolvidas e minha filha nunca teve dificuldade .....o problema dela é memorização ....uma coisa , nós pais ficamos muito ansiosos qdo recebemos algum diagnóstico de nossos filhos. Calma e fé em Deus são essenciais ....li alguns Dep . De crianças com 11 anos e inda não lêem, vcs já ouviram falar da síndrome de Irlen? Vale apenas pesquisar, acredito YouTube tem vídeo explicativo. Q Deus nos abençoe .

    ResponderExcluir
  42. Bom dia , depois de uma longa jornada de 5 anos enfrentado a dificuldade escolar de meu filho , sendo que nenhum profissional da área escolar me apontou isso , eu mesma fui percebendo seu esforça sem resultado ( dei castigos, broncas ) e um dia cai na real que precisava reverter isso com minha ajuda . A escola sempre disse que era falta de interesse e preguiça ouvi absurdos como ( coisa de filho unico ,mimado , quer achar uma resposta pra preguiça ) psicogola acompanhando dois anos e meio e tambem não me instrui. ATÉ que em novembro de 2018 com o relatorio de uma neuropsicola tive um direcionamento da difulcadade dele , ele se sentiu aliviado disse: ate que enfim alguem me entende e acredita em mim. é de cortar o coração de como eles sofrem e agente também. Assim lá vamos nós travar uma nova batalha , neurologista, fonaudiologa e enfrentar a falta de vontade da escola de ajudar . Neste ano em agosta onde deveria levar um relatorio da Fono para o neurologista a mesma se negou a dizer algo sobre o acompanhamento com ele alegando ainda não ter nada definido para um laudo , a escola então que decepção um relatorio de 5 linhas (isso é relatorio) alegando não ver nele nenhuma dificuldade (como não?) que quem não respondia as tarefas propostas era ele e em contradição na reunião de pais professores falaram totalmente diferente .Ao retorno no neuro voltamos a estaca zero , viajamos a 200km para a tão esperada consulta e ele disse vocês vieram aqui fazer o que com essas informações que não ajudam em nada . Voltamos e começamos tudo de novo outra avaliação de fono com uma nova profissional , mudança de escola e então o pedido do exame de avaliação deo processamento central no qual aguardo o resultado . é muito real a dificuldade que familia e aluno enfrenta para querer dar para a criança uma vida menos sofrida na escola. ELES APENDEM SIM , BASTA SABER ENSINAR ! Hoje ele é um adolecente de 14 anos , esforçado , e espero ainda poder ajuda-lo e chegar na vida adulta sabendo lidar com essas dificuldades . É real o despreparo de muitos profissionais na area da escola e da saude . Precisamos lutar por isso . Logo volta aqui pra ssim dividir com voces a diagnostico final .

    ResponderExcluir
  43. Boa noite, sou nova por aqui , li os depoimentos, algumas características observo em meu filho que acabou de fazer 6 anos. Estou perdida também, minha intuição diz que tem algo diferente com meu filho. Ele, desde que entrou na educação infantil teve reclamações com relação ao seu comportamento, que ele dispersava os colegas, que se recusava a fazer as atividades e que com os adultos era muito difícil de relacionamento pois não falava quase nada com adultos inclusive com as professoras, apenas gesticulava e em casa é uma criança que conversa normalmente comigo e com meu esposo e com quem tem mais proximidade com ele também, na escola é de poucos amigos. Cansada de minhas conversas e castigos não resultarem em nada procurei ajuda de psicóloga , fizemos algumas seções e a mesma disse que ele fazia as atividades propostas porém sem falar com ela, a mesma não fechou diagnóstico mas apontou algumas características de Mutismo Seletivo. Uma orientadora de uma escola em que minha mãe trabalha em uma ocasião falou para eu investigar e pedir para o otorrino o exame de DPAC e assim o fiz. Foi difícil achar um lugar que fizesse esse exame pois a maioria dos testes eram feitos em criancas mais velhas e na ocasião ele estava com 5 anos. Conclusão, exame também deu inconclusivo mas sugeriu que fosse direcionado para uma fono e assim o fiz, fui, marquei uma entrevista e a mesma falou que ele nem de longe parecia ter o tal do mutismo seletivo, ela fez alguns testes, falou que ele ainda é novo (6 anos hj) para fechar alguma conclusão com relação ao DPAC mas sugeriu que eu fizesse alguns exercícios simples e tal e que isso já o ajudaria e assim estou fazendo, faz 1 mês que pego firme nisso mas estou cansada de tudo ser inconclusivo. Agora meu filho tem as seguintes características: Ele é muito tímido mesmo com adultos mas em casa e com algumas crianças sua verbalização é normal nos assuntos de seu interesse, mas para eu conseguir saber detalhes do dia dele por exemplo é muito difícil, tem uma pobreza em detalhes e não consegue contar um fato com começo, meio e fim misturando algumas informações deixando o contexto de sua fala nesses casos sem muita coerência. Quando conto uma história e depois peço para ele me recontar, tem uma dificuldade bem visível mesmo e mistura novamente os fatos, na escola está no processo de alfabetização, sabe juntar letras e ler as palavras e ler frases bem curtinhas e nesse caso ele consegue entender o contexto dessa frase curtinha mas para escrever tem uma dificuldade bem visível e raramente consegue escrever se eu não estiver ajudando.
    Não sei o que fazer, se continuo fazendo com ele eu mesma esses exercícios simples da fono sem acompanhamento e vejo se evoluiu mas meu medo é de perder tempo em não procurar outra especialidade, se procuro de prontidão essa outra especialidade que não sei qual é, se é neuropediatra, se é neurologista ou neuropsicologo, se é psicólogo, psicopedagoga, estou perdida e não sei que rumo tomar. Estou desorientada.��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sou apenas uma mãe também. Não tenho conhecimentos técnicos, mas, acredito que qualquer especialidade de neuro seria importante. Porque apenas o médico pode dar um diagnostico. No começo é difícil, mas com paciência, os pequenos melhoram.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção, estou super chateada agora inclusive, fui ajudá-lo a fazer um pequeno texto, e três linhas apenas ele demorou 1 hora, até desisti . Preciso procurar ajuda mesmo.

      Excluir
    3. Boa noite ... sou a Elene, mãe e pedagoga, e tenho uma filha com TPAC. O que posso dizer pra vcs, procurem um especialista em otorrinolaringologista e peçam o exame do Dpac e depois um neuropediatra para conseguir laudo e deixar seu filho respaldado na escola. A criança precisa que os pais lutem por ele conhecendo seus direitos. Minha filha diagnostiquei ela com 7 anos e hj tem 12,mas ainda estou na luta. Deixei de trabalhar fora no início devido os tratamentos e uns dois anos resolvi fazer pedagogia pra ajudar as crianças com este distúrbio. Ame muito e paciência é o segredo do sucesso.

      Excluir
  44. Olá me chamo Priscilla tenho uma filha de 15 anos, e desde os 6 anos procurei respostas para as dificuldades dela na escola, não entendia pq tanta dificuldade, mas infelizmente tive muita dificuldade em achar médicos especialista na área, por conta disso a escola e os estudos passou a ser uma tortura, durante muito anos muita cobrança, brigas, exigências, o que acabou travando ela para a escola, pq não e algo bom para ela, então mamães procurem ajuda de profissionais qualificados, se achar q o que vc está passando não está resolvendo procuro outro não desista, pq eu não desisti e apenas no ano passado em março de 2019,achei uma fono que por conta da dificuldade da própria filha foi se especializando nesta área, pois até ela conhecendo tinha dificuldade em achar médicos que a ajudasse com sua filha, e qd levei minha filha até ela foi a primeira vez em 7 anos que tive de frente com um médico que pegasse um resultado e me explica se tudo que minha tem as suas dificuldade pq não aprende, pq não entende, e me deu esperanças de mudança,mas por conta do tempo que passou será algo mais lendo mas creio que tudo dará certo, e meu conselho aos pais é, não brigue com seu filho, não exija algo que e no momento impossível para ele, mostre para ele o quanto ele e importante mesmo que não saiba ler e escrever que não e isso que o define, e não desista . Deus abençoe a TDS e que possamos compartilhar para mostrar que não estamos sozinhos nesta batalha, e que juntos venceremos.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia!
    Meu nome é Sandra, e Davi, meu filho menor de10 anos, acabou de ser diagnosticado com DPAC e dislexia.
    Existe algum grupo no whatsapp para que possamos conversar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, meu filho foi diagnosticado recentemente com DPAC. Fizemos a cabine acustica que ajudou na questão auditiva, mas ainda nao conseguimos uma fono em Linguagem e aprendizagem. Estou muito angustiada porque ele apresenta muita dificuldade em compreensão de texto escrito e falado. Como estamos em ensino remoto na minha cidade, a escola ainda não consegue fazer uma avaliação precisa das dificuldades dele. Muito angustiada!

    ResponderExcluir
  47. Boa noite também tenho filho de 8 anos diagnosticado com DPAC ta difícil em vários aspectos.. angustiada também.

    ResponderExcluir