quinta-feira, 4 de abril de 2013

E como o Gabriel escuta?


Quem tem distúrbio do processamento auditivo central (DPAC), como escuta? Como entende?
Eu poderia copiar algo da internet para explicação técnica do processo.
Mas, eu acredito que com exemplos fica mais fácil entender.

Vou citar exemplos de como eu acredito que o Gabriel escuta no seu dia a dia.
Lembrando que ele escuta 100%, mas a dificuldade dele é isolar o sons e prestar atenção na pessoa que esta falando e processar a informação.

1º Exemplo:
Estamos na feira e tem o feirante gritando, tiazinhas conversando, tem o barulho do carro passando, do carrinho, da criança chorando, do cachorro latindo. Todo mundo fazendo barulho ao mesmo tempo.
E eu falo: Gabriel compre maçã e banana.
Gabriel: o que mãe?
Ele precisa isolar todos estes som em volta e prestar atenção no que eu estou falando. E isso parece um processo tão fácil, mas para quem tem DPAC não é tão fácil assim.
Depois que ele conseguiu focar na minha voz, o fiozinho que liga da orelha para o cérebro precisa processar a informação.
Normalmente ele vai entender a ultima palavra banana (o que será que a minha mãe quer com a banana?)
Ai ele pergunta de novo: o que você disse? (ai ele entende: ah, comprar banana)
Pronto, ele vai e compra a banana.
E você pergunta: Gabriel e a maçã? Porque você não comprou?
Ele: ué? Você nem me falou?!?!?!
Pedir duas coisas para o Gabriel sempre é complicado, você precisa sempre frisar bem e mandá-lo repetir.

2º Exemplo:
Compramos um super filme: o Kung Fu Panda.
Sabadão a tarde, sentamos a família toda para assistir: papai, mamãe, irmã e Gabriel.
O filme começa e não dá um minuto a gente já percebe que será difícil de ver o desenho. Porque?????
O detalhe que não contei é que o filme era pirata. O som foi gravado do cinema, então tinha barulho do saco de pipoca, de gente se mexendo na cadeira, de gente falando, rindo e lá no fundo o som do filme e nem tinha a opção de legenda no filme.
Não dá cinco minutos e o pai dormiu no sofá, a nana foi brincar de bonecas, eu fui arrumar a casa e o Gabriel ficou sentado, assistindo, rindo, lutando e se divertindo com o filme.
No meio do filme ele gritava: mãe vem ver. Mãe, vem logo.
Fim do filme.
Gabriel: põe de novo mãe!!!
E eu: tá louco Gabriel, de novo, não dá para entender uma palavra que o povo fala.
Gabriel: eu entendi tudo e quero ver de novo.
Eu olho para o pai e a gente percebe que para Gabriel o som do filme é o que ele escuta no seu dia a dia,  um monte de barulho tudo junto, então para ele o filme estava normal.

Ouvir, separar e entender os sons, parece tão fácil, tão lógico. Mas, não é tão fácil assim, o ser humano, é um ser complexo, que um fiozinho solto, faz uma grande diferença.

3 comentários:

  1. O DPAC influencia na maturidade do seu filho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.Andreia. sim. Interfere bastante na sua maturidade. Hoje o Gabriel tem 14 anos, mas acredito que tem maturidade de uma criança com 10 anos.

      Excluir
    2. Oi.Andreia. sim. Interfere bastante na sua maturidade. Hoje o Gabriel tem 14 anos, mas acredito que tem maturidade de uma criança com 10 anos.

      Excluir