sexta-feira, 12 de abril de 2013

Procure ajuda, não aceite rótulos.

Mamãe, papai e família, se vocês perceberam que sua criança é diferente, procure um médico, grite por ajuda.
Jamais aceitem o rótulo que o seu filho é preguiçoso, mimado ou imaturo.

O Gabriel tinha este rótulo. Se eu tivesse ido atrás quando ele tinha 5 anos e disse: Camelo, mamãe? Pode ser que eu teria o poupado de muitas coisas.

Na hora percebi que o meu filho era diferente mas, não fui em frente, esperei ele completar 7 anos para ir atrás.
São vários distúrbios que uma criança pode ter como: alteração do processamento, déficit de atenção, dislexia, hiperatividade, etc, etc etc.

E independente de qual seja o “problema” do seu filho, começar um tratamento com vários médicos (fono, psicólogas, psicopedagogas, TO, fisioterapeuta.....) é imprescindível.  

Eu, por falta de conhecimento ou por acreditar que podia ajudar, não comecei com um atendimento multidisciplinar. Acreditei que ele precisava apenas da fono. Com todo o resto pudia crer que daria conta do recado.

Mas não foi assim e hoje eu conto com ajuda de vários profissionais para que do dia a dia do Gabriel possa ser menos difícil.

Semana passada o Gabriel acordou reclamando da vida: que ninguém o entendia, que ninguém deixava ele fazer nada, que todo mundo achava ele burro, etc e etc.

Foi para escola reclamando, continuou reclamando na casa da avó. Quando eu cheguei para levá-lo a psicóloga, ele estava chorando e dizendo que a vida era difícil.

A avó tentava explicar, eu tentei conversar, mas nada, continuou chorando.

Eu disse assim: Gabriel, hoje quando você chegar na Cris (psico), você fala tudo para ela e conta todos os seus problemas.
Gabriel: Vou falar mesmo. Vou falar tudo. Não vou esconder nada.

Qualquer semelhança é mera coincidência! Rs
Fomos para psicologa e voltamos para casa.

Na manhã seguinte ele falava o seguinte mantra: "Eu tenho que criar responsabilidade, eu tenho que criar responsabilidade..."

Ontem quando fui ajudá-lo com os livros ele disse: "Eu faço sozinho mamãe, porque eu preciso ter responsabilidade."

Sabe aquela velha frase, Santo de casa não faz milagre?

No meu caso funciona direitinho.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cris, lendo tuas postagens me vejo com meu Thiago. Também demorei para procurar ajuda. Inicialmente fiquei na Fono. Qdo fechou DPAC, arrasei pois não sabia nada sobre. Agora estamos acompanhando com psicopedagoga, Fono, To. O Thiago é um campeão, meu campeão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia, a gente fica arrasada mesmo. Mas, o importante é que você foi atrás e o seu Thiago é o seu campeão!!! Fico muito feliz em saber que ele esta bem acompanhado.
      bjos

      Excluir