terça-feira, 25 de junho de 2013

Acompanhar uma conversa, quanta dificuldade.

Crianças com DPAC tem muita dificuldade de entender o que o outro diz, acompanhar uma conversa ou uma explicação.

Estas crianças tem que ouvir várias vezes a mesma história para assimilar a informação.

O Gabriel quando fica interessado em alguma informação, senta que lá vem um monte de perguntas: o que? Pode repetir? Não entendi?
Um lado é bom porque ele aprende através da repetição, mas quem fala, tem que ter muita paciência.

O ano passado fomos para o projeto Tamar e o Gabriel ficou apaixonado pelas tartarugas.

No projeto Tamar tem monitor de hora em hora para explicar sobre a vida das tartarugas.

Chegamos no local por volta das 14:00 hs e conseguimos pegar o monitor.

Andamos o projeto inteiro com o moço, com o Gabriel perguntando o trajeto tempo todo: o que? Como? Pode repetir?

O mais engraçado foi:
Gabriel: O nome da tartaruga é ossuda?
Monitor: não Gabriel, é cabeçuda.
Gabriel: ah, cabeção
Monitor: não cabeçuda
Gabriel: ah, tá?????....... (andamos um pouco, passou um tempo).....  Qual mesmo o nome da tartaruga, mãe?!?!?

Terminou o trajeto e o Gabriel queria ir de novo.

Eu falei: Pode ir. Eu, seu pai e a sua irmã vamos ficar neste banco, quando terminar você vem direto para cá, combinado?

E lá foi o Gabriel para novo passeio com a monitora as 15:00hs, depois as 16:00, depois as 17:00, ele só não andou mais porque o parque fechou.
Agradeci a paciência do monitor e fomos embora.

E ainda na saída ele falou: amanhã podemos vir novamente?
A irmã: esta louco Gabriel? Ficamos a tarde toda aqui, você andou 4 vezes com o monitor para ouvir as histórias da tartaruga, você não se cansa nunca?
E ele: é porque eu não entendo tudo que ela fala. Mãe, vamos voltar?


Ouvir e não entender.
Entender e não assimilar
Escutar e não memorizar
Realmente é muito difícil compreender o mundo do DPAC

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