segunda-feira, 10 de junho de 2013

“Os anos ensinam coisas que os dias desconhecem” (Provérbio Chinês)

Quando eu tinha 10 anos, tive a honra de sentar com o menino mais chato e burro da escola.

Três cenas que me lembro como se fosse hoje.

Cena 1. A professora começou um ditado e o menino escreveu assim:
João foi ao supermercado e comprou dois pontos bananas virgula maçã e laranja ponto final.
Eu: Fulano! Não é para você escrever a pontuação.
Fulano: Não entendi, ela não falou?
Eu: Olha presta atenção: João foi a supermercado e comprou: banana, maçã e laranja. Entendeu?
Fulano: Ah! Agora sim.

Cena 2.  Trabalho para fazer em dupla.
Eu: Fulano você pode ler o texto?
Fulano: Instituto Santa Amália Liga da Senhora Católica. São Paulo, 13.....
Eu: Não precisa ler o cabeçalho, leia somente o texto.
Fulano: E onde que eu tenho que ler.
Eu: Começa aqui no título
Fulano: Ah, tá...... leu todo o texto e no final ainda disse: 1 (que era o número da página!!!)

Cena 3. Toda hora ele mexia na cadeira e balançava a mesa.
Eu: Fulano quer parar de se mexer.
Fulano: Tá bom.
Eu: Você esta balançando minha mesa, você quer parar?!
Fulano: Desculpa.

Eu sempre pensava: Putz! Que burro! E que menino chato.

Hoje eu penso, será que o menino era chato e burro ou será que ele tinha algum problema?
Porque o Gabriel fazia, e as vezes faz, igualzinho ao fulano.
Se na época eu tivesse o conhecimento de hoje, acredito que teria o ajudado.

“Os anos ensinam coisas que os dias desconhecem” (Provérbio Chinês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário