quarta-feira, 31 de julho de 2013

Alguns sinais de desordem sensorial

No post passado comentei como o Gabriel dava trabalho em lugares diferentes.
No shopping, no supermercado, banco, correio, lojas era sempre um teste de paciência.
Nossa, sempre pensei: porque ele faz isso?!?!?!

E outro dia, encontrei uma matéria e vi que o “problema” do Gabriel tinha um nome e não que ele era indisciplinado, inquieto ou mal educado.
O nome do problema é desordem do processamento sensorial.

Desordem sensorial ocorre quando o cérebro tem dificuldade em processar informações sensoriais.
Ele pode manifestar em cinco áreas: tátil, auditivo, olfatório, visual e vestibular (equilíbrio)

Algumas desordens que o Gabriel tinha e que melhorou muito com o tempo.

Auditivo: o barulho do local fazia com que o Gabriel ficasse inquieto, agitado e chorava.

Cortar cabelo: até os 4 anos, o Gabriel chorava, gritava e esperneava para cortar o cabelo. Eu e o pai tínhamos que segurá-lo com força.
Lembro uma vez que a diretora da escola do Gabriel falou: Este menino esta com o cabelo horrível, vou levá-lo para cortar o cabelo, tudo bem? É você que o mima, e comigo ele vai cortar direitinho, você vai ver.
Eu disse: Espero que você consiga!
Quando fui buscá-lo na escola a criança, a diretora disse: Levei o Gabriel em um cabeleireiro que o banco era um carrinho, tinha vídeo game, brinquedos, doces e este menino chorou, esperneou e gritou. Estou com cabelo na minha roupa toda, tive que colocá-lo no meu colo, e ele se mexia tanto, que o cabeleireiro ficou com medo de cortar, e ficou tudo torto. Realmente ele não gosta de cortar o cabelo.

Escovar os dentes: escovar os dentes do Gabriel não era fácil.
Quando ele era bebê, eu usava a escova de dedo, ele vivia mordendo a minha mão e não abria a boca de jeito nenhum
Quando eu passei para  o uso da escova de dente, ele mordia a escova e não deixava escovar os dentes.
Eu só consegui escovar mesmo os dentes dele aos 3 anos, porque antes, era com muita fé.

Etiqueta de roupa: até hoje, reclama da etiqueta da roupa. Todas as camisetas eu tenho que tirar. Ele diz que machuca, incomoda.

Tecido: até hoje, só usa tecido mole como moletom ou tactel. Tecidos como jeans ou sarja, tecidos mais encorpado, só usa obrigado, coloca chorando, e usa resmungando.

Andar de bicicleta: até hoje comandar o guidão, o pedal e equilibrar em uma bicicleta é muito difícil para o Gabriel. Ele tem que se concentrar muito para andar.


O que no passado era frescura, mania ou chatice. Hoje, a ciência explica o porque destes problemas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário