quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O que é falta de estímulos?


Quando leio matérias sobre o DPAC, sempre vejo que é falta de estímulos que prejudica o processamento auditivo da criança.


Eu sempre pensava: o Gabriel foi bastante estimulado desde pequeno.
Porque ele foi para escolinha desde os 6 meses.
Tinha professores que estimulavam: desenhava, pintava, construía e aprendia a escrever as letras.

Mas, na palestra que o Camelo,Mamãe promove.
Eu fui entender realmente o que era a frase: falta de estímulos.

Hoje as escolas estão preocupadas em alfabetizar as crianças.
Então, eles passam a maior parte do tempo na sala de aula.
E, apenas alguns minutos no parque para brincar.
E esquecem que o brincar é o que ajudam no desenvolvimento

O brincar é muito importante.
O brincar de antigamente
Sim, as brincadeiras do nosso tempo.

As brincadeiras de roda, como corre cotia, na casa da tia.
Os disquinhos que contava histórias.
O pular corda com a musiquinha: o homem bateu em minha porta, e eu abri.
O esconde esconde onde a criança precisa prestar a atenção de onde vem o som.
E até mesmo o subir no trepa trepa é importante para formação da vida escolar da criança.

Brincadeiras que não damos importância.
Mas que estimulam bastante o processamento auditivo, memória, localização e além de melhorar a coordenação motora.

Se as escolas não fazem mais isso.
Cabe a nós pais estimularmos as nossas as crianças a brincar.
A andar com os pés no chão,
Sentir a textura da terra, da grama em suas mãos.
Brincar sem brinquedos
Brincar de faz de conta
Brincar de roda, de pique, de esconde.
Brincar sem tecnologia
Apenas um lugar para correr e desenvolver.

Assim como a comida da vovó aprendemos a colocar no nosso cardápio diário, evitando comida pronta, congelada ou junk food.
Precisamos resgatar as brincadeiras daquela época e evitar usar a tecnologia para entreter as crianças.
No final, os mais velhos sempre têm razão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário