terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tudo tem um limite, mas qual é o limite?

Será que vale a pena se encaixar no padrão da sociedade?

Tirar boas notas, entrar em uma ótima faculdade e trabalhar em uma multinacional?

É isso que eu sempre sonhei quando eu tive o Gabriel. 

Só que para o Gabriel ir bem na escola e conviver em sociedade é preciso de uma intervenção multidisciplinar: fono, psicologa, psicopedagoga.

O Gabriel sabe que precisa.
Ele sabe o quanto isso ajuda no seu dia a dia.
Mas, ele cansou ter uma agenda lotada de atividades.

Gabriel sempre fala: mãe, eu queria ser uma criança normal. Sei que tudo isso ajuda, mas porque eu não posso ser simplesmente eu.
Eu: Porque a gente precisa estudar e trabalhar para ser alguém nesta vida. Precisamos pensar no futuro.
Gabriel: Futuro? Que futuro, mãe? A gente nem sabe como vai ser? Estou cansado. Queria fazer algo que gosto e não porque tenho que ser igual a todo mundo.

Podia ficar horas e horas explicando para o Gabriel que pensar no futuro é importante, que estudar faz parte da vida, que ele precisará trabalhar para comprar as coisas que tanto gosta. Que a vida não é fácil para ninguém, que precisa lutar, etc e etc.....

Mas, ao mesmo tempo ele esta certo.
Porque ele não pode ser ele mesmo?
Ter uma agenda lotada, deve cansar mesmo.
E o pior, é estudar muito, e ainda ir mal nas provas.

Eu preciso pensar até que ponto, tudo isso esta fazendo bem para o Gabriel. Ou simplesmente apenas moldando para o padrão da sociedade.

Será que a sociedade precisa de mais um filho perfeito?
Ou será que o futuro adaptará para as dificuldades do Gabriel?
Como é difícil saber o que é o certo.
Como é difícil educar um filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário