terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Nova Esperança: Sistema FM

E não é que o ano começou com uma nova esperança!!!!

Com o blog Camelo, mamãe?, conheci a Simone Viana, dona da página no facebook: DPAC – Distúrbio do Processamento Auditivo Central. Ela tem um filho lindo, chamado Marco e tem também alteração do processamento auditivo.

E nesta nossa luta, na esperança de encontrar uma “cura”, ela encontrou um programa da phonak que ajuda crianças com DPAC a escutar melhor (http://www.programainfantilphonak.com.br/sistema-fm.php)

Bom, como sou uma mãe desesperada, já entrei em contato, já corri atrás e estou na fila para conseguir testar o aparelho.

O aparelho funciona assim:
A criança coloca um fone de ouvido (parecido com um aparelho de surdez)
E o professor utiliza um microfone.
E assim, o Gabriel conseguirá focar no que o professor esta falando e eliminando o barulho em sua volta.

Porque crianças que tem DPAC, o barulho em volta "irrita", desvia a atenção, e principalmente, ela precisa se esforçar muito mais para prestar a atenção no locutor.

Quando sai da consulta sobre o aparelho fiquei com a seguinte dúvida:
- Será que este aparelho não será uma muleta?
- Será que o Gabriel não devia aprender a “escutar” sem um aparelho?

Mas, depois pensei:
Eu não enxergo.  Se eu tirar o meu óculos, eu vejo o mundo mais apagado, as placas das ruas não enxergo, não vejo os detalhes e principalmente, passo pelas pessoas e nem reconheço.

Então, se tem um aparelho que fará o Gabriel a perceber pequenos detalhes, quanta diferença não fará no seu dia a dia, não?

Estou super animada.
Com muita esperança
E ansiosa para o aparelho chegar
E o Gabriel se adaptar.

Quem sabe não começo a escrever uma nova história.

6 comentários:

  1. Boa tarde Cris, meu nome é Marcia Menezes, meu filho tem 15 anos, Rodrigo, e descobri que tem DPAC na alfabetização. Fiquei muito emocionada com o seu Blog, seu o que você passa, sei como é a luta e como não é um problema de "fratura exposta" ninguém entende. Meu filho ficou reprovado esse ano, 9 ano. Que tristeza e olha que foi o melhor ano dele na escola, só tinha notas acima de 6, mas a média é 7. Os professores e coordenadores não conhecem o DPAC, não imaginam a dificuldade que o portador enfrenta. Ele ficou em recuperação em tudo: física, química, biologia, etc... e com tantas matérias não conseguiu as notas necessárias. Como explicar quando ele me pergunta porque um colega que faltou 3 meses para ficar jogando computador passou de ano e ele que só faltou 3 dias e estudou muuuito não passou. Como explicar que o problema é que os professores não conhecem o problema dele? As pessoas não podem ser medidas com a mesma régua. O 6 do Rodrigo é o 10 de outros. Rodrigo é amor puro, coração bom, quem dera o mundo tivesse mais Rodrigo e mesmos outros nota 10! Reconheci na sua luta o meu dia a dia, as dúvidas, parar de trabalhar e ajudar o Rodrigo de perto? Ou continuar trabalhando para pagar aulas, terapias, etc... Rodrigo tem amigos, muito amigos, aonde vai faz amigos, ele aprendeu a se virar, os amigos não percebem a dificuldade dele. Hoje ele entende a maioria das coisas e quando não entende finge que entende.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcia. Tudo bem? Desculpe a resposta em te responder, eu estava em férias....rs...
      Fico muito feliz em você tenha gostado do blog. E mais feliz ainda em saber que o seu filho tem muito amigos. Isso para mim seria um grande sonho se o Gabriel tivesse amigos.
      Saber que o seu Rodrigo tem 15 anos e já entende a maioria das coisas, isso é muito bom de se ouvir.
      Infelizmente o DPAC é pouco entendido e dificil em ser compreendo. Por isso que fiz o blog, para as pessoas proximas ao Gabriel entenda o seu universo. Vamos conversando e trocando figurinhas. beijos grandes

      Excluir
  2. Bom dia Cris, seu filho estou o Sistema FM? Qual foi o resultado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje, o sistema FM faz parte do dia a dia dele. Ele não vai para escola sem ele. Então, concluo que para ele foi muito util este aparelho. Ele diz que consegue escutar melhor. Para ele valeu muito a pena. bjos

      Excluir