terça-feira, 2 de junho de 2015

Qual é o limite de uma pessoa?

Este é o meu pensamento sempre.
Até quando o Gabriel vai aguentar?
Até quando o Gabriel não vai desistir de estudar.

A cada ano que passa, a dificuldade aumenta.
Antigamente, eu explicava por desenhos e por associação.
Por exemplo:

Eu: Gabriel, Pedro estava andando a sua Caravela.
Gabriel: Cara o que?
Eu: Caravela, é igual a um barco, só que possuem velas.
Gabriel: Velas? Aquela que a vovó acende?
Eu: Não Gabriel, velas no navio é o tecido.
Gabriel: Então, porque não diz tecido?
Eu: Eu não sei.
Gabriel: Como as pessoas complicam, né mamãe?

E assim, ia explicando para o Gabriel, desenhando o barco, a vela, explicando que o navio funcionava com o vento, etc e etc.

Só que hoje no 8º ano não consigo mais explicar historia desta maneira.
Hoje as matérias são complexas, tem que entender sobre o iluminismo, as guerras, os inventos, as atualidades.
Ele precisa ter o conhecimento, a interpretação e principalmente ter o processo textual.
Falar sobre o assunto, montar um texto, interpretar a questão.

E isso em todas as matérias: geografia, português, matemática, ciências, física, química .........
E percebo que a cada dia ele entende menos.
E absorve menos.

Neste primeiro trimestre de 11 matérias,
o Gabriel ficou de 9 recuperações.
Destas 9, recuperamos 7.
Mas, o quanto ele entendeu?
Acredito que muito pouco.
E isso é desanimador.

Conversei com a coordenadora e eles ficaram de pensar em outro método de avaliação.
Do jeito que esta, uma hora o Gabriel vai cansar.
Porque é muito chato estudar algo que você não entende.

Não faço ideia como deveria ser avaliação.
Ainda não descobri no Dr. Google um método para avaliar.
Se alguém encontrar algo, me avise.



Nenhum comentário:

Postar um comentário