quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Alguém se candidata?

Umas das características de uma criança com DPAC são:
- Dificuldade de entender um piada
- Dificuldade de compreender palavra de duplo sentido.

E com estas duas características
Eles não tem jogo de cintura.
Levam tudo no pé da letra.
E acabam sendo sinceros demais.
E por serem sinceros,
não sabem mentir.

Só que a vida não é assim.
As pessoas tem que ter jogo de cintura para viver em sociedade.
As vezes uma mentira é necessário.
E é isso que o Gabriel precisa aprender.

Cena 1 - Gabriel e Nana na casa da vovó.

Vovó: Nana, sobe e veja se o seu irmão esta estudando.
Nana: Tá bom.
Quando a Nana chega no quarto, encontra-o dormindo.
Nana: Gabrielllllll..... acorda e vá estudar. Se a vovó descobrir que você esta dormindo, ela vai brigar com você.
Nana desce e fala: Vovó, o Gabriel esta estudando.

Cena 2 – Nana conta a história.

Eu: Gabriel, que feio ficar dormindo.
Gabriel: A Nana é fofoqueira
Eu: Não, a sua irmã te protegeu e disse para vovó que você estava estudando.
Gabriel: Obrigada Nana.
Eu: E se fosse você? Se você encontrasse a Nana dormindo o que você faria?
Gabriel: Eu falaria para vovó que ela estava dormindo.
Eu: Não, você tinha que falar que ela estava estudando.
Gabriel: Eu não. Estaria mentindo.
Eu: Mas, ela  levaria bronca da vovó.
Gabriel: Mãe, você esta mandando eu mentir?
Eu: Não, você precisa ter apenas jogo de cintura, tentar contornar a situação.
Gabriel: Jogo? Que jogo?
Eu: Tem hora que você não precisa falar tudo, você pode ajudar o outro.
Gabriel: Ah... entendi. Se eu ver a Nana brincando com fogo, eu não falo nada?
Eu: Não Gabriel, aí você conta a verdade.
Gabriel: Ahhhhh!!!!  É para falar verdade ou para mentir? Você me deixa confuso.

Realmente sua mãe complica tudo.
Esta mania da gente dar um jeitinho em tudo, acaba confundido mesmo.
Só que a  vida não pode ser preto no branco.
Precisamos ter outras cores para viver um mundo melhor.

O duro é explicar estas cores para o Gabriel...... Alguém se candidata?

4 comentários:

  1. Ele irá aprender sozinho, aos poucos, pelos erros e acertos. Já passamos por situações constrangedoras com familiares e amigos. As pessoas não entendem. Ele se sentiu envergonhado várias vezes pelo que havia dito, mas hoje é uma pessoa bem cuidadosa com as palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as pessoas não entendem. E o duro é quando a criança vira o bobo ou o dedo duro da turma. Mas, como você disse, uma hora eles aprendem......

      Excluir
  2. Nossa Cristhiane,
    estou aqui me acabando em lagrimas e encontrei um alento, nós seus relatos, acabei de saber que mais um ano meu filho de 13 anos está de recuperação final, sempre me cai a culpa do mundo, mesmo sabendo que ele escuta, mas não compreende!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia não se sinta culpada. Não somos culpadas de nada. Fazemos o nosso melhor e tenho certeza que ele vai passar de ano. Se servir de consolo, o Gabriel vive de recuperação desde pequeno, e terminou as provas de recuperação dele ontem. O resultado dele sai dia 17/12, e acredito que ele vá passar. Estou na torcida pelo seu pequeno. \o/

      Excluir