terça-feira, 18 de abril de 2017

O jogo da Baleia Azul.

Tenho recebido diversos alertas sobre o jogo da Baleia Azul.
Na primeira vez que recebi, nem dei bola, era na Russia os casos.
Depois tive o conhecimento que este jogo tinha vindo para o Brasil e fui ler do que ser tratava.
E para o meu espanto, o meu Gabriel já sabia o que era este jogo, conhecia cada detalhe.

Gabriel: Eu sei o que é este jogo da Baleia Azul.
Eu: Você já viu?
Gabriel: Vi na internet e sei como joga.
Eu: E como joga?
Gabriel: São várias coisas que você tem que fazer e no final você morre.
Eu: Como morre?
Gabriel: É assim...  você tem que fazer 50 desafios, como andar na ponte, andar pela rua, furar o braço e no final você tem que pular do prédio.
Eu: Porque será que a pessoa joga se vai morrer?
Gabriel: Eles não tem amigos.
Eu: E isso é motivo?
Gabriel: É que você não entende. Você não sabe o que é não ter amigos. Isso dói muito (com voz triste e embargada).

(silêncio no ar........ aqueles segundos que parecem uma eternidade, e você quer falar alguma coisa, mas não vem nada na cabeça..... )

Eu: Ainda bem que agora você tem vários amigos,né Gabriel?
Gabriel: É. Agora tenho muitos. Eu sou o rei de amigos!
Eu: Rei e convencido.
Gabriel: Não tenho culpa se sou legal.
Eu: Você é legal? Ata!
Gabriel: (Cai na gargalhada)........ é sou legal, sou o rei, sou o mito.

Independente que seja um jogo imbecil, com regras idiotas, é uma realidade que esta em nossa volta.
Para o Gabriel o motivo é falta de amizade, mas, pode ser vários outros motivos, como uma tristeza profunda, uma depressão, bullying ou até mesmo uma violência escondida.

O importante é  sempre ficarmos de olho nas pessoas que estão na nossa volta. Muitas vezes eles não sabem que estão doentes ou simplesmente não conseguem pedir ajuda.

Eu: E você conhece alguém que joga?
Gabriel: Não, não conheço.
Eu: Se você conhecer, você me avisa?
Gabriel: E como vou saber? É um jogo secreto?
Eu: Mas, dá para saber, você verá uma pessoa triste, isolada. E se tiver fazendo o desafio estará com braço cortado.
Gabriel: Tá mamãe. Se eu ver, serei amigo dela.
Eu: Sim, você vira amigo e me avisa.
Gabriel: Você quer se amigo também?
Eu: Sim. Porque um adulto consegue ajudar melhor.
Gabriel: Você quer dizer que eu não sei ajudar?
Eu: Lógico que você sabe ajudar. Mas, um adulto sempre encontrará um caminho mais rápido para resolver os problemas.

Podemos não salvar o mundo, mas podemos ajudar o próximo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário