sexta-feira, 27 de abril de 2018

Que Brasil que você quer para o futuro?


Todos os dias pela manhã eu escuto:
Que Brasil que você quer para o futuro?
E todos os dias, dezenas de pessoas falam o que desejam.

Um Brasil livre de corrupção.
Um Brasil com mais educação.
Ou um Brasil com mais oportunidade

E outro dia eu perguntei para o Gabriel:
Eu: Gabriel, que Brasil que você quer para o futuro?
Gabriel: Quero comer.
Eu: Gabriel, não é você?
Gabriel: Mas, você perguntou o que eu quero para o futuro. Eu quero comer.
Eu: Não. O Brasil, o futuro do Brasil. Você pode dizer um Brasil sem fome.
Gabriel: o Brasil não tem fome, quem tem fome sou eu.
Eu: Quando se fala do Brasil quer dizer a população, todas as pessoas que moram no país.
Gabriel: Como você complica tudo. Eu tô com fome e posso dividir o lanche para quem esta com fome.

O Gabriel não consegue pensar no coletivo.
Pensa no seu dia a dia.
Agora a população sempre pensa no coletivo.
Espera que o mundo mude.

E quem esta certo nesta história.
Se você pensar: o Gabriel
Ele não tenta mudar o mundo.
Porque ele não consegue pensar grande, como um todo.
No seu mundo ele tenta fazer o certo.
Atravessar a rua na faixa de pedestre.
No metrô, levantar quando chega um idoso.
Ajudar os seus amigos,
Ser educado
Estudar e se esforçar.
Apenas segue o ensinamento do seu amigão: ser melhor a cada dia.

Se cada um fizesse o seu melhor,
Se cada um melhorar o seu jeito a cada dia.
Teríamos um Brasil com certeza melhor.
Não podemos pensar em honestidade, se a gente pensa sempre em um jeitinho para burlar uma regra.
Não podemos pensar em educação, se a gente joga um papel na rua ou não propomos em doar o nossos tempo a ensinar a outra pessoa.
Queremos que o mundo mude. Mas, precisamos aprender a evoluir.

E você?
Que Brasil que você quer para o futuro?


Nenhum comentário:

Postar um comentário