sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Você não é o único


O DPAC esta na mesma categoria de pessoas com deficiência auditiva.

Sinceramente, eu não concordo porque crianças com DPAC não tem problemas de audição e sim na compreensão das palavras que acaba afetando outras áreas cognitivas.

Enfim, o post é de hoje é para falar que eu fiquei muito emocionada da primeira dama Michele falar com a linguagem de sinais.

Pode ser uma jogada política,
Pode ser marketing,
Pode ser qualquer coisa.

Mas, para quem é diferente.
Ver alguém te representando,
É sentir acolhido,
É fazer parte de um mundo.
É se identificar.

O DPAC tem uma curiosidade.
As famílias que tem crianças com DPAC não se identificam.
Não falam.
Não comentam.

Ganhamos mais apoio das pessoas “normais”
Do que de famílias que tem crianças com dificuldades.

Pode ser por preconceito.
Pode ser por vergonha.
Pode ser porque quando se é grau leve, a “cura” vem rápido.
Enfim, quase a grande maioria preferem o anonimato.

Mas, se a gente não divulgar,
Não falar,
Como vamos ajudar?
Como se sentem estas crianças?

Gabriel: Mãe, eu não gosto que você fala sobre minha vida no blog.
Eu: Porque?
Gabriel: Porque eu não gosto de ser diferente.
Eu: Todos nós somos diferentes, você tem apenas uma forma de pensar diferente de todos nós.
Gabriel: Mas, eu não gosto. Eu sou o único assim
Eu: Não. Você não é o único. Existem um monte de crianças que tem o DPAC ou outras dificuldades.
Gabriel: Tem gente igual eu?
Eu: Sim. Gabriel. Tem muitas e muitas que nem sabem que tem alguma dificuldade. Por isso é muito importante a gente divulgar as informações, compartilhar as dificuldades e conquistas. Assim, o preconceito diminui. E ajudamos outras crianças a não se sentirem só.
Gabriel: Então, eu deixo você falar. Porque é muito triste ter a sensação de ser o único estranho.

E o Gabriel foi andando para o quarto.

Eu: Gabriel! Sabe o Chaves? Eu acho que ele tem DPAC também.
Gabriel: Você acha?
Eu: Sim. Vocês são muito parecidos.
Gabriel: Eu gosto dele. Mas, ninguém gosta dele.
Eu: Gostam sim. Só que brigam com ele.
Gabriel: Ninguém tem paciência com ele.
Eu: Pode ser que o escritor, criou o Chaves para falar sobre o dia a dia de uma criança que pensa diferente. Para as crianças se identificarem e não sentirem só.
Gabriel: Será que as pessoas me acham divertido igual ao Chaves?
Eu: Não sei. Mas, que todos perdem a paciência com você, pode ter certeza.
Gabriel: Verdade. Ninguém tem paciência comigo. Nem a Nana.
Eu: Tadinha da Nana. Faz tudo para você.
Gabriel: Faz. Mas, ela não tem paciência.

Quem sabe um dia o Gabriel consegue falar como realmente vê o mundo......


3 comentários:

  1. Com certeza seu blog ajuda muita gente Cris!
    Parabéns!
    E que legal que o Gabriel enxerga isso!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adoro as coisas que vc conta sobre o Gabriel. Nunca tinha pensado no Chaves como vc falou, e realmente tendo a conxlrdac com vc. Minha filha, a Manu, tb tem DPAC e, assim como o Gabriel, não gosta de ser diferente. Mas acredito que eles vêm ao mundo pra nos ensinar várias formas de amor, de entendimento, aceitação... Todo dia é um aprendizado!
    Ahhh e tb me emocionei com o discurso da primeira dama, só quem passa por isso entende. Bjo 💕

    ResponderExcluir
  3. DPAC e dislexia não são distúrbios só de crianças. Adolescentes e adultos também possuem esses distúrbios.

    ResponderExcluir