terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ensino Fundamental completo! Vem ensino médio!

Como todos os anos, o Gabriel aproveita a escola até os últimos minutos.
Ano passado ele ficou muito triste por passar pelo conselho.
Ele se sentiu um fracassado.
Este ano ele se empenhou muito mais.
Começou a fazer os resumos no caderno,
A cada minuto ele vinha e mostrava uma frase.

Frase: “Getúlio Vargas foi nomeado como presidente e obteve poderes praticamente ilimitados, dando a ele liberdade para mudanças profundas.”

Gabriel: Não entendi esta linha, o que é nomeado
Eu: Getúlio Vargas virou presidente.
Gabriel: Ah, tá. E o que quer dizer o ilimitado
Eu: Ele teve poderes sem limites.
Gabriel: E o que quer dizer profunda.
Eu: É.... é..... deixa eu pensar...  profundo, lá no fundo, coloca todos os tipos de mudanças.
Gabriel: profundo quer dizer todos?
Eu: Não. Por exemplo, quando se fala a piscina é profunda, quer dizer que a piscina é muito funda. Mas, neste sentido da frase, o profundo vem de....... profunda.... sabe profundo.
Gabriel: Não entendi, mudança para o fundo da piscina?
Eu: Não.
Gabriel: E o que tem a piscina?
Eu: era um exemplo que uma palavra pode ter vários significados.
Gabriel: Credo, você complica tudo.

E assim o ano passou.
Ele  traduziu o livro todo para o caderno, com palavras mais simples e de fácil assimilação.
Foi um enorme trabalho,
E de muita dedicação.
E serei sincera quase eu enlouqueci.
Era muito difícil achar sinônimos para todas as palavras.
Várias vezes eu mandava ele procurar no dicionario, ele procurava e voltava e dizia: não entendi nada, tem um monte de coisa escrita.
Realmente a gente complica demais, podia ser tudo mais fácil.

E hoje saiu as notas da recuperação final.
Eu: Gabriel, você passou?
Gabriel: Não vou dizer.
Eu: Porque?
Gabriel: Só quando você chegar em casa.
Eu: Ah! Então, você não passou.
Gabriel: Eu passei sim. Mas, só vou te contar quando você chegar em casa.

Tirar informação do Gabriel é mais fácil que roubar doce de crianças..... kkkk

Gabriel voltou triste para casa.
Gabriel: Passei de novo pelo conselho.
Eu: Tá tudo bem. O importante é que você passou.
Gabriel: Mas, eu não queria passar assim.
Eu: O ano que vem você consegue. Parabéns! Mamãe esta orgulhosa.

Ele olhou para mim,
Pensou,
Respirou,
E não disse nada.

Nestas horas dá um aperto no coração,
Os olhos enchem de lágrimas.
E as palavras não saem.

Mas, vamos em frente.
Ensino fundamental completo.
Vem ensino médio.

Estamos preparados!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário