segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Será que é apenas DPAC?

Gabriel: Mãe, se no texto diz que o homem produz diariamente 500 armários, o que quer dizer?
Eu: Que ele constrói 500 armários por dia.
Gabrie: O produz é por dia?
Eu: Não, Gabriel. O produz é construir e o por dia é diariamente.
Gabriel: Ah! Entendi.

Gabriel tem 15 anos e ainda tem muita dificuldade na interpretação das palavras, no texto e na vida.
E não por falta de esforço.
Gabriel estuda todos os dias, faz o resumo da matéria no seu caderno de reforço.
Mas, ele não consegue entender todo o significado de uma palavra, uma frase ou um texto.
E a todo momento pergunta: o que esta escrito aqui?

Eu fico pensando, será que o DPAC é o responsável por tudo isso?
Ou será que existe um outro código de letras para explicar esta dificuldade em compreender as palavras?
O novo código de letras não será um remédio milagroso.
Mas, dará um novo rumo a esta luta.
 
Encontrei algo como TANV – Transtorno aprendizagem não verbal de aprendizagem, explica um pouco da dificuldade, mas não explica tudo.
Acredito que o Gabriel deva ter algum problema cognitivo de leitura, linguística, compreensão verbal e não verbal.

Gabriel: Eu sei uma piada, posso contar?
Fernando: Só se a piada for boa.
Gabriel: Porque a galinha atravessou a rua?
Fernando: Esta eu não sei.
Gabriel: Para pegar o frango.
Fernando: Eu não entendi nada.
Gabriel: Ah, eu não sei também, mas acho que a galinha foi pegar o filhote dela, né?
Fernando: Mas, isso não tem graça.
Gabriel: Achei que fosse engraçado ela cuidar do filhote.
Fernando: Será que a piada não é porque o frango atravessou a rua? Para pegar a galinha.
Gabriel: E não dá na mesma? Qual é a diferença de ser a galinha ou o frango atravessar a rua?

Esta falta de maturidade, de malícia é o que também me preocupa também.
O Gabriel escuta, mas não compreende.
O Gabriel lê, mas não compreende.
Esta dificuldade em compreensão das palavras é o que dificulta o seu dia a dia.

3 comentários:

  1. Meu filho também é assim, tem 10 anos, lê poucas coisas e muito mal, e o que lê quase não entende. Diagnosticado com DPAC aos 7 anos. As vezes isso me aflige, por sua inocência, por não saber lidar com o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem 13. Consigo perceber a evolução depois de anos de tratamento, mas sua ingenuidade também me deixa muito preocupada...
    Também não compreende parte do que lê e embora ela disfarce bem, sei que ela também não compreende muito do que escuta.Mas ela é como o seu Gabriel: pergunta tudo, mesmo sabendo que não vai se lembrar daqui dois minutos.😏

    ResponderExcluir